A livraria mais bonita da Europa, por incrível que pareça,  não esta localizada em num grande centro. Na verdade ela está na pequena cidade holandesa chamada Maastricht.

A sua história também é um pouco curiosa e diferente. Isso se da pelo fato da livraria ter sido concebida dentro de uma antiga igreja . Sim uma igreja, que teve sua construção iniciada no século XIII e que foi danificada durante a invasão dos franceses , liderados Napoleão Bonaparte, no século XVIII. Um local que estava abandonado e que já tinha sido utilizado como depósito municipal, escola e estacionamento de bicicleta. Uma pena para uma construção tão imponente.

Livraria mais bonita da Europa

A ideia de se fazer um melhor aproveitamento do espaço dentro da igreja, transformando-a em loja, partiu da cadeia de livrarias holandesa Selexyz e foi executado pelo escritório de arquitetura Merkx-Girod. A combinação foi benéfica para todos, uma vez que as características da maravilhosa igreja foram mantidas, fazendo bem para a cidade e para o patrimônio histórico holandês,  porém totalmente restauradas pela Selexyz.

Chamada de Selexyz Dominicanen, foi considerada pelo jornal inglês The Guardian como sendo a livraria mais bonita da Europa.

O que mais chama a atenção no projeto é a mescla entre o histórico e o moderno. Uma grande estrutura de ferro com dois pavimentos foi montada em apenas um dos lados da construção mantendo no outro o grande pé direito do espaço. Tal estrutura respeita por completo os detalhes arquitetônicos góticos originais da igreja. A cor preta neutraliza e delimita o espaço da nova intervenção.

Além de livros é possível encontrar revistas e postais. Em uma das extremidades da igreja foi construído um espaço para um café. A grande mesa central em forma de cruz faz uma homenagem relembrar os visitantes que ali já foi um lugar sagrado.

O espaço também abriga diversos eventos culturais durante o ano.

Veja a beleza da  Livraria mais bonita da Europa na galeria de fotos

 

Marília Veiga é especializada em Decoração de interiores há mais de 30 anos. Possui um grande portifólio de projetos  residenciais, comerciais e empreendimentos imobiliários.  Acompanhe as tendências mundiais da decoração no blog da Marília Veiga.