O Mundo da arquitetura também tem seu prêmio Oscar: se chama Architizer Annual A+ Awards, que premia os melhores projetos do mundo. Em 2009 o arquiteto americano Marc Kushner criou Architizer, que a princípio era um Blog, uma espécie de fórum e espaço para “reviews” no setor da arquitetura. Mas nos anos seguintes se tornou algo maior, muito além de uma moderna e interativa network para arquitetos, sendo comparada a grandes instituições como a famosa “Academy of Motion Pictures Arts and Sciences”. Em 2013, Architizerlança seu próprio prêmio da arquitetura, convidando mais de 200 jurados de todo mundo para determinar os melhore projetos do mundo dentro de 50 categorias.

Al Bahr Towers Abu Dhabi, United Arab Emirates

 

Bao an International Airport, Shenzhen

 

Cayan Tower Dubai, United Arab Emirates

 

Agora em sua segunda edição o prêmio destaca as criações mais inovadoras projetadas ou construídas nos últimos 3 anos. Em Fevereiro desse ano os vencedores da segunda edição do Architizer Annual A+ Awards foram anunciados, uma lista com 129 projetos em todos mundo, incluindo obras de Zaha Hadid Architects, estúdio Fuksas, SOM e BIG. Esse ano os projetos foram distribuídos em 60 categorias escolhido por um júri composto de 300 líderes do setor, e junto com o voto popular. A entrega do Architizer Annual A+ Award 2014 aconteceu no último 15 de maio com uma cerimônia no estilo tapete vermelho em Nova York.

 

Gammel Hellerup Gymnasium Multi-Purpose Hall Hellerup, Denmark

 

Danish National Maritime Museum

 

Heydar Aliyev Center Baku, Azerbaijan

Entre as categorias estão: Melhor aeroporto, teatro ou espaço para exibições, melhor museu, biblioteca e escola. Melhores projetos residencias, melhores projetos de escritórios. Melhor projeto residencial, comercial e coorporativo de interiores. Melhor projeto de lojas, galerias de arte, memorias, hotéis e resorts, Spas e Wellness centre, restaurantes, bares e discotecas, estação de ônibus, estação de trem e estacionamento. Melhor paisagismo, pavilhão e espaço de esporte e recreação.

Seguem algumas fotos:

 

[nggallery id=126]

 

 

Texto: Juliana Brunetti

Se você gostou deste post deixe um comentário ou compartilhe com seus amigos

 

Referência fotos:

http://awards.architizer.com/winners/list/?id=1