A Fondation Louis Vuitton é um audacioso projeto do grupo de marcas de luxo LVMH, que detêm entre suas marcas a Louis Vuitton, . O prédio de mais de 13 mil metros quadrados vai abrigar a coleção de arte do grupo além de promover exposições esporádicas de arte contemporânea.

O que mais se destaca na grande edificação é a sua arquitetura, projetada pelo premiado e famoso arquiteto canadense Frank Gehry, criador de projetos arrojados como o Museu Guggeinhein de Bilbao.

 

11._Iwan_Baan_for_Fondation_Louis_Vuitton_©Iwan_Baan_2014

 

A Fondation Louis Vuitton esta localizada no parque Bois de Boulogne. O edifício começou a ser construído em 2008 e sua conclusão foi em 2013.  O formato curvo do design  exigiu dos fornecedores novos processos de fabricação, principalmente na parte de estrutura e nos paines de vidro, que formam grande parte da cobertura.

Abaixo um vídeo em timelapse mostrando os detalhes da construção da  Fondation Louis Vuitton

 

O projeto é algo singular. O arquiteto contou que buscou sua inspiração na leveza do vidro de algumas construções de Paris do final do século XIX. Ao ver o edifício pela primeira vez temos

a sensação de estar olhando para uma especie de barco com várias velas.

Abaixo o primeiro croqui de Frank Gehry.

Fondacion Louis Vuitton

 

O prédio é cheio de detalhes. Uma coisa que marca a Fondation Louis Vuitton é a preocupação com o meio ambiente. O edifício usa o que há de mais atual em sustentabilidade, como reuso de água e eficiência energética e térmica.

Abaixo mais um vídeo dos detalhes da arquitetura da  Fondation Louis Vuitton

 

 

 

 

 

Mesmo antes de sua inauguração, o projeto já causou polemica entre os Parisienses, algo parecido como aconteceu com a famosa piramide de vidro do Museu do Louvre. Muitos reclamaram pelo alto investimento e pelo fato do prédio estar em uma área publica sendo algo de uma empresa privada.

Polemicas a parte, a arquitetura da Fondation Louis Vuitton é algo que com certeza será mais um marco da cidade de Paris.

Abaixo mais alguns detalhes sob as lentes do fotografo de arquitetura Todd Eberle.

 

 

 

 

 

 

 

3._Frank_Gehry_Fondation_Louis_Vuitton_-_©2014_Todd_Eberle

4._Frank_Gehry_Fondation_Louis_Vuitton_-_©2014_Todd_Eberle

6._Frank_Gehry_Fondation_Louis_Vuitton_-_©2014_Todd_Eberle

8._Frank_Gehry_Fondation_Louis_Vuitton_-_©2014_Todd_Eberle

9._Frank_Gehry_Fondation_Louis_Vuitton_-_©2014_Todd_Eberle

2._Frank_Gehry_Fondation_Louis_Vuitton_-_©2014_Todd_Eberle

A designer de interiores Marília Veiga  atua há mais de 30 anos em projetos para imóveis de alto padrão.  Acompanhe as tendencias e novidades do mundo do design de interiores e da arquitetura no  blog da Marília Veiga