Hoje vamos falar de uma material muito usado e de muito desejo, o mármore na decoração. O mármore tem sido usado ao longo dos séculos como um material para adicionar um toque de classe e elegância a qualquer construção, obra de arte ou ambiente. Hoje continua sendo amplamente usado na decoração de interiores e é fácil perceber o porquê.

Mármore na decoração

Piso em Mármore

Antes de tudo, o mármore por ser um material natural, com seus veios característicos e diferentes variações de cores, se enquadra em um tipo de material exclusivo onde cada amostra, cada placa de um mesmo tipo de mármore pode sofrer diversas variações. Por isso é sempre aconselhado na hora de escolher um piso de mármore por exemplo, ir pessoalmente no seu fornecedor de confiança escolher o lote de mármore que se adequa ao seu gosto. Como é um material disponível em várias cores e padrões diferentes, entretanto faz com que seja um material altamente flexível, que pode ser escolhido para se adaptar a sua finalidade e ambiente.

Máramore na Decoração de Interioes

Mármore revestindo a lareira

Mármores são pedras atemporais, que caem bem com qualquer tipo de decoração. Esses materiais levam sofisticação e elegância aos espaços e ajudam a caracterizá-los e personalizá-los, uma vez que podem ter diferentes usos e passar por diferentes tipos de acabamentos.

Os diferentes usos do mármore na decoração incluem diversos usos.

Alguns exemplos são:  lareiras, pisos, escadas, tampos de cozinha, peitoril de janelas, cubas e paredes. Além disso o mármore é um ótimo material para áreas molhadas e é normalmente muito usado em banheiros e cozinha. É muito importante estar atento ao tipo de mármore e suas características antes de escolher qual tipo e onde usar.

Mármore na decoração

Balcão em Mármore

Outra observação importante é estar atento aos diferentes tipos de pedras no mercado, como por exemplo granitos, limestone ,silestone e caesarstone que são todos matérias conhecidos como pedras, porem com características e especificações diversas. Por isso a consulta ao profissional de interiores ou arquitetura é quase que essencial, assim o resultado será muito mais seguro desde a escolha do mármore apropriado até o método de instalação e a garantia.

Já em se tratando de acabamento existem algumas alternativas.

  • Polido, que é plano e normalmente lustroso com brilho.
  • Levigado também é plano porem não reflexivo.
  • Jateado, produz um plano mais rugoso, opaco.
  • Flameado, possui uma superfície rugosa e mais rústica.
  • Apicoado, possui uma superfície também rugosa, mas com relevo de até vários milímetros.
Mármore na decoração

lavabo em mármore

Como as opções são muitas é importante saber onde e quando usar cada uma. O acabamento polido é indicado em áreas internas, seu aspecto liso e brilhoso é de fácil manutenção e deixa o ambiente mais bonito, pode ser usado por exemplo em pisos, escadas e lareiras. O acabamento levigado, pode ser usado em espaços externos e internos, desde que a decoração seja mais rústica. Já as pedras jateadas, caem bem com todo tipo de decoração, desde que em áreas externas, o mesmo acontece com as pedras flameadas, pela propriedade antiderrapante. Mármores apicoados são utilizados em áreas externas, mas também podem aparecer em ambiente internos como revestimento de lareias, bancadas de lavabos, e em paredes com luz direcionada.

Comum em todos os tipos de acabamento, a beleza do mármore encanta, além de valorizar e tornar único os ambientes.

Os tipos mais conhecidos e usados na decoração são:

Carrara, Pigues, Travertino, Sivec, Callacata, Crema Marfil, Marrom Emperador, Thassos ,Botticino, Onix e Nero Marquinha.

Segue uma galeria de foto dos tipos de mármore.

Abaixo algumas fotos de Mármore na decoração nos projetos da Marília Veiga Interiores utilizando mármore.

 

Texto: Juliana Brunetti

Se você gostou deste post deixe um comentário ou compartilhe com seus amigos

 

Marília Veiga atua  há mais de 30 anos como designer de interiores. Possui um estilo de trabalho contemporâneo, sofisticado e com muito aconchego. Acompanhe o que acontece no mundo da decoração e arquitetura no blog da Marília Veiga.