Poltrona Charles Eames

A Poltrona Charles Eames, ou Eames Louge Chair and Ottoman como é conhecida mundo a fora, é sem dúvida uma das peças de mobiliário mais famosas de todos os tempos. Foi desenvolvida pelo casal Charles e Ray Eames.

Poltrona Charles Eames

Detalhes em madeira e couro deste ícone da decoração

A poltrona foi inicialmente criada com um presente para Billy Wilder, diretor de cinema e amigo do casal. Foi lançada ao mercado em 1956. Os Eames foram pioneiros na utilização de inúmeras técnicas, como a fibra de vidro, cadeiras em resina plástica, e as cadeiras em malha de metal concebidas para o fabricante de equipamento de escritório Herman Miller.

Seus designs já não são protegidos por patentes, por isso, existem vários fabricantes, mas poucos a fazem com a precisão e proporção do projeto original, o que garante a beleza estética e seu conforto habitual.

A poltrona Charles Eames um ícone do design!

Poltrona Charles Eames

Detalhe do couro com capitonê

A única coisa que mudou durante os anos foi a evolução dos matérias, como o uso de alumínio e couro sintético.

A poltrona Eames é um ícone do design do século XX. Pode ser vista em inúmeros filmes, seriados e shows de televisão. Em hotéis, escritórios, restaurantes.  Suas características mais marcantes são a forma curva da madeira  no encosto e os botões do tecido em estilo captonê.

Abaixo uma galeria com algumas fotos da Poltrona Charles Eames.

 

Imagens Herman Miller

 

Charles e Ray Eames estão entre os mais importantes designers americanos do século XX. Eles são mais conhecidos por suas contribuições inovadoras para arquitetura, design de móveis , design industrial e de produção, e as artes fotográficas.

Charles Eames nasceu em 1907 em St. Louis, Missouri. Ele freqüentou a escola e desenvolveu um interesse em engenharia e arquitetura. Depois de assistir a Universidade de Washington  por dois anos e ser expulso por sua defesa de Frank Lloyd Wright, começou a trabalhar em um escritório de arquitetura.  Em 1930, Charles começou seu próprio escritório de arquitetura. Ele começou a estender suas idéias de design além de arquitetura e recebeu uma bolsa para Cranbrook Academy of Art, em Michigan, onde ele se tornou chefe do departamento de design.

Ray Kaiser Eames nasceu em Sacramento, Califórnia, no meio da segunda década do século. Ela estudou pintura com Hans Hofmann, em Nova York, antes de passar a Cranbrook Academy onde conheceu e ajudou Charles e Eero Saarinen na preparação de projetos para o Museu de Arte Moderna.

Charles e Ray se casaram em 1941 e se mudaram para a Califórnia, onde continuaram seu trabalho de design de móveis com madeira compensada de moldagem. Durante a guerra, eles foram encomendados pela Marinha para produzir talas de compensado moldado, macas e conchas experimentais. Em 1946, a marca Evans começou a produzir móveis dos Eames  em compensado moldado. Sua cadeira de madeira moldada foi chamado de “a cadeira do século” pelo influente crítico de arquitetura Esther McCoy. Logo a produção foi assumida pela  Herman Miller, Inc., que continua a produzir os móveis nos Estados Unidos até hoje. Outra empresa, a Vitra International, fabrica os móveis na Europa. Em 1949, Charles e Ray projetaram e construíram sua própria casa, em Pacific Palisades, Califórnia, como parte do Programa Casa Case Study patrocinado pela Revista de Artes e Arquitetura. A sua concepção e uso inovador de materiais feitos nesta casa viraram uma meca para os arquitetos e designers de todo o mundo.

 

Marília Veiga é especialista em  design de interiores para imoveis de classe mundial. Possui um variado portfólio projetos realizados no Brasil e exterior. Acompanhe o que acontece no mundo da decoração e arquitetura no blog da Marília Veiga.