Hoje vamos falar de um tradicional objeto de decoração. Presente nos ambientes mais sofisticados, os vasos de Murano são objetos  muito desejados por quem preza pela elegância e luxo na decoração de interiores. Originais de uma região próxima de Veneza, na Itália, estas verdadeiras obras de arte são confeccionadas por meio de sopros e movimentos manuais no vidro, que resultam em vasos e objetos com formas e cores diferenciadas.

Vaso de Murano

Vaso de Murano

Mas da onde vem os famosos Vasos de Murano?

A história do surgimento dos vasos de Murano é encantadora. Na época em que a técnica começou a ser utilizada em Veneza, por volta de 1290, o governo criou uma lei para que todas as fábricas de vidro da cidade fossem para a ilha de Murano. Assim, conseguiria guardar o principal segredo da economia da região, que era a riquíssima produção de objetos a base de sopro de vidro. Existe quem diga que esta medida também foi tomada para evitar incêndios em Veneza. Pois caso houvesse um incêndio apenas a ilha seria atingida e não a cidade de Veneza.

prod_IMPERO SMALL

Vasos de Murano

A história dessas peças é secular, chegando ao Brasil na década de 50. Hoje, os muranos podem ser encontrados nas melhores lojas de decoração do país. É uma peça sofisticada que combina com vários ambientes, quanto a isso não há regras. Quando preenchido com flores ganham destaque em qualquer espaço da casa.

Com rajadas douradas, multicoloridos, turquesa, avermelhados, leitosos ou com aparência de mosaico. Os vasos de murano são maravilhosos e únicos em todos os aspectos. Essa multiplicidade de formatos e cores que eles proporcionam permite o seu uso em inúmeros ambientes.

Vasos de Murano

Seja pelo colorido, brilho, transparência ou história, os vasos murano até hoje são considerados um dos objetos mais sofisticados da decoração.

É importante dizer que os Muranos legítimos possuem um selo que comprova sua autenticidade.

 

Abaixo uma galeria com algumas fotos.

Fotos: Formia Glass

Marília Veiga é decoradora especializada em Decoração de interiores há mais de 30 anos. Possui um grande portifólio de projetos  residenciais, comerciais e empreendimentos imobiliários.  Acompanhe as tendências mundiais da decoração no blog da Marília Veiga.