Muitas pessoas sempre perguntam sobre o uso de almofadas na decoração. As Almofadas são acessórios que fazem toda diferença dentro de uma decoração. Podem ser utilizadas em diversos ambientes, na sala de estar, home theater, quartos ou  em areas externas como terraços e jardins. São práticas e podem ser substituídas a qualquer o momento. Basta uma almofada para mudar o look de um sofá. Existem alguns fatores importantes a considerar na hora de escolher a almofada certa.

Almofada na decoração

Cor

Exitem muitas maneiras de usar almofadas na decoração para criar harmonia no esquema de cores de um ambiente. Uma ótima ideia é utilizar almofadas de uma cor solida, escolher uma cor que esteja presente nos objetos e complementos do ambiente como por exemplo, cortinas, tapetes, quadros ou outros tecidos. Para não ter um look over, use  diferentes tons de cores semelhantes para unir o ambiente. É impressionante como um sofá bege pode ser transformados com almofadas coloridas.

Estampa

As estampas incorporam cor e movimento de uma forma mais complexa. Existe uma infinidade de estampas para escolher: listras,florais,abstratas,bolinhas, temáticas e etc…Um efeito muito interessante é fazer um mix de estampas, mas nesse caso sem usar muitas cores, ficar dentro de 2 ou 3 cores. Algumas estampas pode até serem personalizadas, hoje já existem empresas que alem de venderem as almofadas em tecidos já prontos, podem criar uma estampa do zero, dando asas a imaginação dos designers de interiores.

Almofadas na decoração

Forma

A maioria das almofadas são quadradas ou retangulares. Mas o mais importante é a medida e proporção adequada para cada tipo de sofá. Uma almofada muito grande em um sofá de linhas minimalistas pode acabar ficando muito pesada e parecer excessivo, influenciando no resultado final da decoração. A proporção é essencial e um bom profissional pode ajudar muito na hora de escolher as medidas certas para as suas almofadas.

Texturas

Outro ponto que importante são as texturas. É uma forma de quebrar a monotonia quando as cores são próximas ou quando não se quer abusar das cores. As texturas dão uma gostosa sensação de aconchego, além de deixar tudo mais dinâmico e com movimento, parecido com o efeito das estampas, mas mais sutil.

 

Quantidade

Aqui também a formula  da proporção é muito importante. A quantidade tem que seguir a proporção das medidas do sofá, da cama ou da poltrona onde a almofada vai ser colocada. Não tem uma regra do numero exato de almofadas,  mas tem que ter um look confortável,aconchegante e com estilo.

A troca de um conjunto de almofadas poder mudar muito uma decoração. Se o sofá tem uma cor neutra, melhor ainda. Ai é só combinar com objetos e quadros e a decoração se renova.

A almofada muitas vezes é composto de duas partes, a capa e o recheio(parecido como o travesseiro e a fronha). Os dois tem que ser do mesmo tamanho. Muitas das capas possuem ziper ou botoes, e podem ser lavadas. Ai é preciso ver as recomendações de cada fabricante para não estragar. De tempos em tempos pode ser necessário trocar o recheio.  é importante lembrar que esta combinação também deve respeitar o item proporção.

Abaixo uma galeria com fotos de projetos nossos com o uso de almofadas na decoração.

Texto: Juliana Brunetti

Marília Veiga é profissional especializada em Design de interiores. Com mais de 30 anos de carreira, possui um amplo portfólio de projetos residenciais, comerciais e empreendimentos imobiliários . Fique por dentro das tendências da arquitetura e decoração no  blog da Marília Veiga.