Pergunte a cinco pessoas diferentes o que é automação na decoração de interiores e provavelmente você vai receber cinco respostas diferentes. Automação residencial usa a tecnologia para facilitar as suas tarefas cotidianas, em casa ou no escritório. Isso tudo de forma mais simples, mais segura e mais econômica.

O que pode ser controlado utilizando automação na decoração de interiores?

Sistemas de automação podem controlar luzes e dimers, criando cenas pré-programadas. É possível  melhorar os sistemas de home  de entretenim
ento como Home Theater ou mesmo ter o áudio controlado em cômodos da casa. Outro ponto é o de fortalecer a segurança, automatizando fechaduras e portas além de também contribui para aumentar a eficiência energética.

A automação na decoração de interiores é muito flexível com relação a custos, os sistemas são projetados para serem ampliados, permitindo serem expandidos de acordo com o bolso de cada um. A maioria dos amantes da tecnologia começam por um sistema básico, e atualizam seus sistemas conforme vão conhecendo os novos produtos e tecnologias, avaliando aqueles que são mais adequado as suas necessidades. Cerca de 300 mil residências no Brasil possuem atualmente algum tipo de automação, segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), e esse número deverá crescer cinco vezes até 2015.

A automação na decoração se torna inteligente quando se vincula mais de uma ação simultânea a um único comando, ou seja, apertando apenas um botão virtual ou real para acender determinadas lampadas,  e ao mesmo tempo, abrir cortinas em conjunto com o acionamento do ar condicionado, criando o que os profissionais chamam de um cenário. Para realizar um sistema de automação residencial é necessário ter um controle central, do qual partem os cabos que irão até os aparelhos automatizados. O controle de cenários ou dos equipamentos individuais pode ser feito por painéis fixos nas paredes, os chamados keypads, ou até mesmo por aparelhos wireless, como celulares ou tablets,  bastando baixar pela internet os aplicativos fornecidos pelos instaladores. Hoje já existem produtos que funcionam exclusivamente com aparelhos wireless, evitando assim o quebra-quebra de paredes.

Os sistemas mais antigos já permitiam controlar e programar equipamentos de casa à distância, mas com
o uso e a integração dos smartphones e tablets aconteceu uma revolução permitindo  a convergência de todos os controles num único aparelho portátil e móvel.automação na decoração de interiores

Atualmente existem diversos sistemas que integram todas as possibilidades de automação, como por exemplo Lutron, AMXSavant ,Vantage, Fibaro ou Creston. Porém, antes de escolher qualquer uma das diversas opções no mercado, é recomendado consultara empresa um profissional da área,  que fará o projeto adequado as suas exigências. Hoje existem empresas que realizam desde o projeto de cabos, quadros e pontos de luz até a assistência pós obra para a programação completa do sistema personalizado ao cliente.

É importante ressaltar que é preciso ter uma infra-estrutura adequada, e por isso um projeto de automação é imprescindível.

Veja abaixo algumas das possibilidades da automação residencial :

– Monitoramento e abertura de porta através de uma senha ou da biometria.

– Controle de aquecimento,ar condicionado ou aquecimento de piso, permitindo regular a temperatura em cada ambiente.

– Cabeamento estruturado, padronizando o cabeamento residencial com um  tipo de rede (independentemente de seu tipo: telefonia, internet,etc) minimizando custos e maximizando possíveis expansibilidade futuras. Todo os sinalizações de dados, voz (telefonia), multimídia (som ambiente ou vídeo) podem ser transmitidas através do mesmo cabo de mesma infra estrutura (tomadas, conectores, painéis)

– Integração total no home theater, pioneiros na área de automação os home theaters são os mais integráveis, possibilitam a composição dos cenários com cortinas, luzes, áudio, vídeo e telefonia.

– Aspiração central. Pontos de sucção em vários ambientes levam o pó aspirado por uma rede internas de tubos, até uma central.

– Controle de cortinas e persianas, que ajudam na composição dos cenários como no home theater ou nos quartos e podem serem programadas para escurecer salas ou abrir em determinado horário.

Abaixo alguns videos que ilustram a automação na decoração de interiores

 

 

 

 

 

Hoje em dia é muito difícil desenvolver qualquer projeto de decoração de interiores que não tenha itens de automação.

Texto: Juliana Brunetti

 

Design de interiores é a especialidade de  Marília Veiga. Profissional há mais de 30 anos. Possui um amplo portfólio de projetos no Brasil e exterior. Acompanhe as tendências da arquitetura e decoração no  blog da Marília Veiga.