cozinha em ilha

Neste post vamos falar de cozinha com ilha , sonho de muitas pessoas que curtem cozinhar.

O balcão central instalado na cozinha, conhecido popularmente como “ilha”, é uma ótima solução para quem gosta de receber e cozinhar.

É uma solução traz mais integração entre quem cozinha e seus convidados.

A ilha pode ser instalada dentro da própria cozinha, se esta for bastante ampla, ou dividir ambientes, no caso de espaços menores, porém requer alguns cuidados no planejamento.

cozinha com ilha

“É preciso ficar atento às dimensões dao ambiente, já que a cozinha com ilha é compatível com cozinhas de tamanho médio ou grande. Nem toda cozinha aceita uma ilha.

Uma distância confortável é que a ilha fique a 1,20 m da bancada da pia para uma boa circulação.

É importante cuidar dessas medidas para que não faltar espaço para abrir portas de armários ou da geladeira, por exemplo.

 

cozinha com ilha

Para quem curte cozinhar um cooktop é ideal, que pode ser de quatro ou seis bocas. É legal pensar em uma bancada junto com o cooktop e pensar numa distância confortável se pessoa forem sentar. Outra coisa a se pensar é se todos ficarão sentados em cadeiras, que exige alturas diferentes entre as bancadas ou se todos ficarão na mesma altura, usando banquetas ao invés de cadeiras.

cozinha com ilha

No momento de escolher os eletrodomésticos que farão parte da ilha, é fundamental pensar na estrutura da instalação. Se optar por um cooktop elétrico, basta apenas uma tomada. Já os equipamentos a gás exigem que se prolongue a tubulação.

Uma coifa específica também é necessária para o cooktop por um fogão.É importante olhar o modelo e principalmente a potência, ressaltando que a coifa é fundamental para evitar que a gordura se dissipe pelo ambiente e deixe a casa com cheiro desagradável.

Como planejar uma ilha para a cozinha

No momento de pensar em uma ilha, é recomendado que fogão, pia e geladeira formem um triângulo, de modo que o deslocamento seja fácil e rápido – sem, é claro, se esquecer dos espaços mínimos para passagem.

A ideia é que esse espaço seja bem aproveitado com móveis planejados e que a ilha não ultrapasse as dimensões para que o ambiente fique funcional e prático.

cozinha em ilha

Famílias grandes ou pessoas que recebem muitos amigos devem aumentar a circulação na cozinha com ilha, permitindo que até duas pessoas transitem confortavelmente.

cozinha com ilha

Cozinha com península

A península é diferente da ilha, pois prevê que o móvel fique encostado em alguma parede. Além de ganhar espaço, essa técnica é ideal para integrar a cozinha a outros ambientes da casa. Essa solução é ótima para apartamentos.

cozinha em peninsula

 

Gostou das ideias? Que tal aproveitar essas soluções maravilhosas e mudar a cara da sua cozinha? O resultado pode ser incrível!

Marília Veiga atua  há mais de 30 anos em design de interiores. Possui um estilo de trabalho contemporâneo. Acompanhe o que acontece no mundo da decoração e arquitetura no blog da Marília Veiga.