O uso de espelho na decoração é uma das opções mais fáceis para refletir a beleza de um ambiente. Com várias formas, tamanhos e estilos, os espelhos são um elemento decorativo muito versátil, que dão um toque especial a qualquer espaço sem grandes esforços. Espelhos podem fazer maravilhas, desde iluminar um ambiente refletindo a luz natural nos cantos escuros de uma sala até criar a ilusão de aumentar o espaço de um ambiente, porem com muita elegância. Espelhos podem substituir um quadro ou uma obra de arte, enfim existem espelhos para todos os gostos.

Projeto Marilia Veiga

Projeto Marilia Veiga

O espelho é um item atemporal na decoração. Muito usado para revestir paredes, criando exclusivos painéis onde ao mesmo tempo são decorativos e funcionais. Sua função mais conhecida é de realmente transformar rapidamente um ambiente pequeno em espaçoso em instantes. A grande vantagem dos espelhos na decoração é que ele pode ser usado em todos os ambiente da casa. Na sala de jantar com grandes painéis que ampliam e iluminam o ambiente. Estes painéis podem executados sob medida, desde espelhos com grandes medidas sem emendas até uma composição de peças criando uma verdadeira obra de arte. Aqui a dica é contratar um profissional que vai saber todas as regras para utilizar da melhor forma as medidas máximas de uma placa de espelhos respeitando as condições de transporte e instalação. No hall de entrada ou no living podemos ousar com espelhos com molduras modernas ou clássicas dando um toque de elegância e personalidade ao ambiente, podem ser fixados na parede como um quadro ou até apoiados dando um ar mais descontraído ao ambiente. Nós dormitórios uma ótima solução é o uso de espelhos na porta dos armários, que ao mesmo tempo aumentam o ambiente, refletem a luz natural e se transformam em um ótimo espelho para o dia a dia. Sem falar do banheiro onde espelhos são essenciais e podem ser usados com muita criatividade, até mesmo como revestimentos dos gabinetes.

decoracao-de-interiores-apartamento-VNC-19

Em relação a estilo tudo vai de acordo com o gosto do cliente e a harmonia do ambiente, podem ser modernos sem molduras e colados diretamente na parede ou clássicos com molduras elaborados e detalhes em bisote. Os espelhos estão também nos móveis ou nos objetos de decoração como, mesas de canto, vasos, luminárias, bandejas e etc. Além disso espelhos podem ser usados com muita sabedoria para canalizar energia segundo o Feng Shui. Por exemplo, espelhos colocados ao lado da mesa de jantar trazem sorte e riqueza. Já no final do corredor não são aconselhados porque podem bloquear o fluxo de energia. Como espelhos representam a agua no Feng Shui, usa-los no banheiro cria um fluxo de energia positiva.

Projeto Marília Veiga

Projeto Marília Veiga

Enfim, espelhos refletem a luz em um espaço, aumentam ambientes, iluminam, decoram e dão vida a um ambiente. Uma boa dica é misturar o uso de espelhos em vários tamanhos, com ou sem molduras, com molduras de cores e materiais diferentes, de asas a sua criatividade, e deixe que os espelhos tragam um toque único na sua casa.

Abaixo uma galeria com fotos diversas de espelho na decoração

 

Referência fotos:

http://www.vallve.com.br/

http://www.porada.it/

http://www.gubi.dk/

http://www.ligneroset.com.br/

http://www.glasitalia.com/

 

Texto: Juliana Brunetti