O que faz de uma obra uma clássico? A permanência, um clássico é uma obra que se torna referencia e influencia novas gerações. Um clássico se torna inesquecível, é uma obra que fica na memoria. No mundo do design, diversas cadeiras e poltronas se transformaram em clássicos, sendo peças chaves na decoração de qualquer ambiente. Quem não tem uma cadeira clássica preferida, especialmente quando falamos de belíssimas cadeiras, criadas por designers que mudaram a história do design de mobiliário no mundo.

São exemplos nomes  como Barcelona ,Thonet ,Charles Eames , Bérgere , Egg, Bertóia e Panton. São peças que continuam atuais e são objetos de desejo até hoje. Moveis que influenciam a indústria criativa e têm sucesso comercial. O bacana é ver a releitura dos clássico do design.

Muitos designers também pegaram carona no sucesso destes patrimônios, e criam suas atualizações, ou uma releitura dos clássicos do design.  Quem pensa que são apenas pessoas anônimas que fazem isto estão  ligeiramente enganados. Um grande exemplo é o famoso designer Philippe Starck que precisou de muita pesquisa e referências para lançar suas cadeiras de maior sucesso.  Como, por exemplo, a mais famosa delas,  a Louis Ghost , uma cadeira muito confortável fabricada em acrílico transparente ou colorido inspirada nas poltronas clássicas da época de Luis XV. Outra grande criação, muito interessante, também do gênio Philippe Starck é a cadeira “Masters”,  já mencionada aqui no Blog, uma homenagem a três cadeiras símbolos de grandes designers, “Serie 7” de Arne Jacobsen, a “Tulip” de Eero Saarinen e a “Eiffel”de Charles Eames. Foi  Intercalando suas inconfundíveis linhas que Starck criou uma fusão com estilo e originalidade.

Existem muitas releituras de cadeiras clássicas do design, repaginadas,  reinterpretadas, não apenas inspiradas pelos traços do seu design original, mas também com  com o uso de novos materiais, novas tecnologias , novas cores ou novos tecidos. Desta forma faz com que móveis clássicos, já eternizados, ganhem um” refresh”, tornando ainda mais, um objeto de desejo  único e exclusivo.

Abaixo uma galeria com algumas imagens de releitura dos clássicos do design

 

 

Texto:  Juliana Brunetti

Design de interiores é a especialidade de  Marília Veiga. Profissional há mais de 30 anos. Referencia no mercado de interiores possui um amplo portfólio de projetos no Brasil e exterior. Acompanhe as tendencias da decoração no  blog da Marília Veiga.