A Semana do Design de Milão é o principal evento de decoração do mundo!

Todos os anos mais de 300.000 mil profissionais do setor e público em geral vão ao grande evento mundial do design em Milão, conhecido como Salone del Mobile, ou feira de Milão como alguns profissionais chamam. Grande parte da exibição acontece no pavilhão de exposições RHO, onde são concentrados todas as grandes marcas de design de todo o mundo. O que muita gente não sabe é que o salão do móvel(ou semana do design de Milão) não acontece apenas ali, que já é um lugar enorme, mas o salão do móvel faz com que Milão se transforme na cidade do design durante uma semana, onde eventos acontecem por toda a cidade e todos os setores que tem alguma relação com design apresentam algo de novo.

Sempre no mês de abril, normalmente no final da primeira quinzena são os dias do Salone del Mobile, nesse ano será de 04/04 a 09/04. Nesse post vou explicar a diferença do que acontece no Salone e o que acontece no Fuori Salone (fora do salão). Se chama fora do salão exatamente porque é tudo que acontece além do grande evento nos pavilhões da Fiera RHO.

SALONE DEL MOBILE – FIERA RHO

I SALONE, como é conhecido é um evento que reúne mais de 300.000 visitadores ao ano, e com mais de 2000 exibidores de marcas de mobiliário de todo o mundo. O local é muito grande e um dia só não é suficiente para visitar todo os pavilhões.

Semana do Design de Milão

Pavilhões da Feira de Milão RHO

São diversos pavilhões divididos por categoria. Basicamente nos pavilhões 1-2-3-4-5-6-7-8-10-12-14-16-18-20 acontece a exibição principal de mobiliário dividido por tipo, moderno, design, clássico etc. Esse ano junto com o Salão do Móvel, acontece a Euroluce que é a exibição do setor de iluminação também dentro do mesmo espaço de exibição da feira RHO, porem nos pavilhões 9-11-13-15, estão presentes marcar como Flos, Foscarini e Artemide.

Exposições que se revezam a cada ano.

A Euroluce é uma exibição bienal e se alterna com a Eurocucina focada no setor de cozinha e banheiros. Ainda tem ou pavilhões 22-24 que apresentam a parte de moveis para escritório e também o Salone Satellite, onde se exibem novos designers de todo mundo entre eles muitos projetos de estudantes.

Resultado de imagem para euroluce 2017 logo

 

Os melhores pavilhões para visitar na minha opinião são os azuis que são os de design, onde vão estar as marcas mais reconhecidas do mercado italiano como, Poliform, B&B italia, Flexform, Capellini, Edra, Kartell, Cassina, Poltrona Frau, Tom Dixon, Moroso, Gervasoni, Rimadesio, Minotti, Molteni &C, Porro e Vitra.

O espaço da Fiera RHO é muito grande, é muito bem organizado, com praças de alimentação, transporte público até o local da feira ou um amplo estacionamento. Uma dica importante pra marinheiros de primeira viagem é estar muito atento no metro pra pegar a linha certa para a estação RHO porque existe um outro trem na mesma linha que vai pra outra parte de Milão. Para maiores informações sobre tickets e como chegar no local entrar no site http://salonemilano.it/en-us/. Segue abaixo mapa do evento.

 

Salone del Mobile.Milano

 

FUORI SALONE

Como eu falei acima o FUORI SALONE é tudo que acontece em Milão nessa semana além do grande evento na Fiera RHO. Vários showrooms das marcas mais conhecidas apresentam seus novos lançamentos para os profissionais do setor e para o público. Mas o FUORI SALONE também inclui a moda e outras áreas do design.

Para quem nunca foi os principais bairros para visitar são: Brera, Tortona e Ventura Lambrate.

 

A via Tortona tem sempre muitos eventos descolados e muitos designers internacionais, imperdível a visita no showroom da Mooi na via Savona 56 paralela à via Tortona, sempre com grandes surpresas.

 

Resultado de imagem para fuorisalone map

 

Além desses bairros tem que ficar ligado nos eventos que muitas marcas as vezes de moda fazem onde tem outras coisas muito interessantes para ver, como por exemplo a loja Hermes e o teatro Armani. http://fuorisalone.it/

E não é só isso, de noite a cidade não para, coquetéis e eventos para os profissionais do setor acontecem todas as noites em diversas localidades diferentes e as vezes são abertos ao público. Sem dúvida é uma semana imperdível para os amantes do design.

 

 

Tanto para Il Salone como para o Fuori Salone existem aplicativos de smartphones que podem ser baixados com mapas e horário das atrações.

Uma última dica.  A Feira de Milão fica em RHO, que é fora da cidade de Milão, existe uma passagem de metro especifica para ir e voltar. Vale muito a pena comprar os combos com varias viagens pois em Milão o metro é muito útil.

Se você gostou deste post deixe um comentário ou compartilhe com seus amigos.

Texto: Juliana Brunetti

 

Marília Veiga é profissional especializada em  design de interiores por mais de 30 anos. Possui um variado portfólio projetos realizados no Brasil e exterior. Acompanhe o que acontece no mundo da decoração e arquitetura no blog da Marília Veiga.