Muitas pessoas perguntam se vale a pena comprar um imóvel usado?

Cada vez mais é difícil encontrar espaço para construir novos empreendimentos imobiliários. Principalmente nos bairros mais nobres. Estar bem localizado é fundamental numa cidade tão grande como São Paulo.

Uma boa alternativa para morar bem, com bastante espaço, em bons bairros, é optar por imóveis mais antigos. Muitas pessoas não olham esta opção com bons olhos, por estes imóveis apresentarem uma configuração de espaços obsoleta e materiais desatualizados.

O que pouca gente consegue enxergar, é que com um bom projeto e uma boa reforma estes imóveis ficam novos em folha. Muitas vezes, ficam até melhores que imóveis que acabaram de ser lançados.

Mas o que deve ser feito?  Vamos usar como exemplo um projeto executado por nosso escritório.

Um apartamento de 400 m2 próximo ao Clube Pinheiros em São Paulo.

Vale a pena comprar um imóvel usado?

decoração apartamento usado

Apartamento Antigo – Foto Antes

 

 

Em um diagnostico inicial vemos um apartamento com cara de anos 80. Um apartamento escuro, sem vida, com moveis e marcenarias totalmente desatualizados. Molduras de gesso que não se usam mais e uma cor sem graça. Por outro lado, um imóvel muito bem localizado com uma planta excelente. Quartos e banheiros grandes, uma área social integrada e uma área de serviço de fazer inveja.

Para começar o processo fizemos um projeto com a nova distribuição dos espaços e dos moveis. A reforma foi o ponto de partida. Todos os revestimentos foram trocado. Saiu o piso escuro de madeira, dando lugar ao mármore branco Phigues. Toda parte de elétrica e hidráulica foi revisada. Os espaços ganharam novas iluminações e um sistema de automação com cenas, controle de áudio e vídeo e black-out. A moldura gesso foi substituída por uma sanca com um estilo mais reto. Devido o pé direito não ser tão alto rebaixamos apenas nas laterais, em forma de sanca.

As paredes também ganharam uma nova cor, já deixando com uma cara mais atual.

O resultado já pode ser observado na foto abaixo. Aparentemente estamos olhando um outro imóvel. Já começa a dar vontade de morar!

 

imóvel usado reforma

Apartamento Reformado – Sem Decoração

 

Depois de executada a reforma vamos para a parte decorativa. Nesta etapa entram  a compra de todo o  mobiliário, com escolha dos modelos cores e tecidos. Para o móvel do Home Theater foi necessário desenhar uma mova marcenaria. Tapetes e cortinas também são parte importante e ajudam a prover a sensação de aconchego. Depois de tudo arrumado em seu lugar entra o detalhe. Obras de arte, almofadas, mantas, livros, vasos e flores. Agora sim podemos dizer que esta completo.

Num primeiro olhar temos a certeza de ter entrado no apartamento do andar debaixo, mas não. É o mesmo imóvel! Que agora parece ter mais vida, mais amplitude e aconchego. 

imóvel usado reformado

Apartamento Finalizado – Reformado e Decorado

 

A seguir mais fotos de antes e depois deste projeto:

 

imove usado antes e depois

 

 

Home Theater Antes e Depois

 

Lavabo e Galeria Antes e Depois

 

Abaixo algumas imagens do projeto pronto.

 

Marília Veiga trabalha com decoradoração de interiores há mais de 30 anos. Possui um amplo portfólio de projetos realizados no Brasil e exterior. Siga as tendencias de  arquitetura e decoração blog da Marília Veiga.