Aproveitando a ocasião da semana de design de Milão que aconteceu na metade desse mês de abril, a Samsung esteve presente em um dos milhares eventos dos Fuorisalone 2014. Com uma atenção particular ao ambiente doméstico, a Samsung apresentou duas exposições para dividir sua própria ideia de Design no Spazio Zegna (via Savona 56, Milão): A instalação visionaria “FLOWS: A JORNEY TO THE FUTURE”, uma viagem no design e nas inovações da marca, e a SAMSUNG PREMIUM HOUSE, a reprodução de uma casa onde cada produto é interligado através de aplicações inovadoras e experimentais.

Umas das novidades apresentadas foram as Curved UHD TVs, com uma tela que parece flutuar no ar, que oferece uma experiência mais imersiva, as Curved UHD TVs, também são vistas como um objeto visualmente atraente, mesmo quando não estão em uso. A TV curva tem um efeito tridimensional que é esteticamente bonito de qualquer ângulo. E não é uma surpresa que a concepção do design tem tudo muito a ver com isso.

Antes as Tvs tinham a tendência a oferecer, uma experiência de uso passiva e plana. Ao contrário, as Curved UHD TVs, através da experiência multissensorial da tela UHD e som de qualidade, oferece uma experiência que envolve completamente o espectador do programa: você se sente no programa e não apenas assistindo ao programa.

Mas porque é curva?

“Com o objetivo de maximizar a imersão do espectador na tela, pensamos em olhos humanos” disse Ann Sungjin, Designer e Visual Display da Samsung. A tela curvada, côncava assim como os olhos, poderia ser uma solução para minimizar a distorção criada em uma tela plana. A Curved UHD Tv foi desenhada baseada na curvatura do olho humano, porem a curvatura foi calculada com mais cuidado do que simplesmente usando esse conceito emprestado. Esta curvatura diminui a distorção que ocorre a partir da diferença do ângulo de visão entre os olhos do espectador e a tela plana existente, o que resulta em uma experiência de visualização muito melhor.

De acordo com Taeheon Kim, outro designer responsável pelo projeto, este conceito de TV curva não é apenas aplicado à tela, mas também para a maioria das principais peças, como o suporte, as caixas de som e costa da tv.

Curved UHD Tvs é uma grande inovação deste ano, destacamos a simplicidade de linhas curvas e construímos a sua identidade única com o conceito flutuante da base Aero” – Ann Sungjin.

Seguem algumas fotos:

[nggallery id=122]

Mais info sobre a tv curva Samsung: http://global.samsungtomorrow.com/?p=32254

 

Texto: Juliana Brunetti

Se você gostou deste post deixe um comentário ou compartilhe com seus amigos

Marília Veiga atua  há mais de 30 anos como designer de interiores. Possui um estilo de trabalho contemporâneo, sofisticado e com muito aconchego. Acompanhe o que acontece no mundo da decoração e arquitetura no blog da Marília Veiga.