Marsala – Pantone COLOR OF THE YEAR 2015

Desde 2000 que a empresa especialista em cores, Pantone, elege a cor do ano, uma cor que expresse uma tendência global. Uma cor que vai repercutir em todo o mundo, COLOR OF THE YEAR é um reflexo do que as pessoas estão procurando, o que elas sentem que precisam que uma cor pode ajudar a responder, não é necessariamente a cor da moda ou do momento, mas uma cor que cruza todas as áreas do design, que expressa um estado de espírito, uma atitude, por parte dos consumidores.

pantone-colors

A cor de 2015 é a Marsala 18-1438, naturalmente robusta, com tons de terra e de vinho tinto. Um tom que se parece muito com o vinho italiano licoroso produzido na Sicília na cidade que dá o seu nome, na qual a cor é inspirada. Marsala enriquece nossas mentes, corpos e alma. Com sua característica impactante e robusta, as qualidades da cor Marsala podem ser reconhecidas quando usada sozinha como uma declaração de grande requinte e elegância ou mesmo dentro da grande variedade de tonalidades.

Pantone_Color_of_the_Year_Marsala_Story_Three_Image2

O Marsala pertence ao grupo dos marrons, e tende a ser uma cor muito fácil de usar nos espaços. Pode ser usada para acentuar alguns detalhes como por exemplo em itens pequenos, como acessórios, peças decorativas ou pinturas. Também pode ser usado como base de um ambiente, em grandes tapetes, moveis ou estofados. Marsala é uma cor muito flexível e versátil, podendo representar vários estilos, entre eles elegante, rustico, moderno, sofisticado e luxuoso.

Pantone_Color_of_the_Year_2015-Marsala-1

Com que cores podemos combinar o Marsala? Seja em um material liso ou texturizado, com um acabamento fosco ou brilhante, este tom de vinho é muito volúvel, combina de maneira fabulosa com tons neutros, incluindo cinza quente. O acabamento fosco destaca a natureza orgânica do Marsala já o acabamento brilhante reflete glamour e luxo. Sendo uma cor inspirada em tons de terra e vinho, combina com as nuances de terracota e sem dúvida se esposa muito bem com a madeira. Além disso é altamente compatível com âmbar, ocre, amarelo, ouro, verde, turquesa, verde azulado e também com azul, nesse caso em uma escala mais vibrante. Outras gradações equivalentes que vão do roxo ao laranja, podem ser usados para contrasta-la e se destacar mais.

Pantone_Color_of_the_Year_Marsala_Story_One_Image4

Com cada tonalidade de cor é única, e possui o próprio simbolismo especial, uma consideração chave importante é o componente emocional e o significado inerente uma cor. Segundo a Diretora executiva do Instituto de Cores Pantone, Leatrice Eiseman: “Marsala é uma cor que seduz com requinte, atraindo-nos em seu abraço quente, é uma escolha natural para a cozinha e sala de jantar, ideal para tampos de mesa, pequenos eletrodomésticos e para o enxoval de toda a casa….Este tom caloroso, mas elegante é universalmente atraente e traduz facilmente a moda, beleza, design industrial, artigos de decoração e interiores.”

 Abaixo um video sobre Marsala, o Pantone COLOR OF THE YEAR 2015

 

Se você gostou deste post deixe um comentário ou compartilhe com seus amigos.

Texto: Juliana Brunetti

Fotos: Pantone

Links:

Leatrice Eiseman – http://www.pantone.com/pages/fcr/?season=spring&year=2014&pid=6&influencer=leatrice+eiseman

Pantone – http://www.pantone.com/pages/pantone/index.aspx

 

A designer de interiores Marília Veiga atua a mais de 30 anos. Possui um amplo portfólio projetos realizados no Brasil e exterior. Siga o que acontece no mundo da decoração e arquitetura no blog da Marília Veiga.