Existem alguns designers que são memoráveis e únicos, esse é o caso de Saarinen.  O Arquiteto e designer Eero Saarinen sem dúvida criou moveis singulares e atemporais. Suas criações datam da década de 40 e 50 e são até hoje consideradas contemporâneas.

Eero Saarinen, filândes de nascimento,  mudou para os EUA com seus pais ainda adolescente. Estudou escultura em Paris e arquitetura na Universidade de Yale antes de trabalhar no design de mobiliário com Norman Bel Geddes.  Ele colaborou em vários projetos em design de móveis com seu amigo Charles Eames, e abriu sua própria empresa em Bloomfield Hills, em 1950.  Além de projetar diversos item de mobiliário, Saarinen também é conhecido por diversos projetos arquitetônicos de muita importância como:

Aeroporto Internacional de Dulles, em Washington, DC, O Gateway Arch em St. Louis, Missouri e o Terminal da TWA no Aeroporto Internacional Kennedy, em Nova York.

No design de moveis o seu mais famoso traço foi o pé central da mesas e  cadeiras que criou.  A Mesa Saarinen e a cadeira Tulipa são até hoje referencias em design de interiores. Seu design foi muito inovador na época em que foi concebido.

Alguns fabricantes adicionaram novos materiais e revestimentos, o que deu um nova leitura aos produtos.

Muitas lojas revendem seus produtos, mas a Knoll é seu revendedor oficial

 

Separamos algumas fotos de suas criações, veja uma galeria de Saarinen

 

Se você gostou desse post compartilhe!

Marília Veiga é profissional especializada em Decoração de interiores há mais de 30 anos. Possui um grande portfólio de projetos  residenciais, comerciais e empreendimentos imobiliários.  Acompanhe as tendências mundiais da decoração e arquitetura no blog da Marília Veiga.