Promovendo um conceito de trabalho inovador, com base no uso de materiais renováveis e de baixo custo, como papelão e madeira, o arquiteto japonês Shigeru Ban revolucionou a história da arquitetura. Nascido em 1957, Ban é considerado uma atualização radical da arquitetura tradicional, tanto quanto nos espaços que ele forma como nos materiais que usa.

O arquiteto não é nem um pouco interessado nos elementos e técnicas utilizados por si, mas sim na expressão do conceito por trás de sua construção. Ban considera ser uma obrigação ética propor modelos arquitetônicos em desastres naturais, mencionando algumas vezes suas dúvidas sobre as contribuições que os arquitetos fazem à sociedade.

Para o profissional, a existência de conflitos armados e desastres naturais que destroem a vida das pessoas e as deixam sem teto está aumentando, e a forma como os arquitetos podem servir à sociedade, particularmente as minorias, será um fator decisivo na formação de um caráter social para ajudar essa questão.

Shigeru Ban consegue fazer com que algo difícil e complexo se pareça fácil e simples. A reação de uma pessoa que admira o trabalho de Ban pela primeira vez é que aquilo não é real. Isso porque os materiais utilizados pelo arquiteto permitem o uso de uma variedade de circunferências, espessuras, comprimento, concavidade e convexidade.

Algumas de suas obras mais famosas incluem: o Pavilhão Japonês (2000), em Hannover, na Alemanha; o Museu Nômade (2005), na Cidade do México e o Centro Pompidou-Metz (2010) – um museu de arte moderna e contemporânea em Metz, na França -.

Shigeru Ban foi reconhecido por seu trabalho em muitos países, inclusive aqui no Brasil. O arquiteto já recebeu múltiplos prêmios, como o do Instituto de Arquitetura do Japão, em 2009, o de Arquitetura do Mundo, em 2002, e também já foi o júri do Pritzker Architecture Prêmio, entre 2006 e 2009 e membro dos Institutos de Arquitetos no Canadá, Grã-Bretanha e Estados Unidos.

Abaixo uma galeria com detalhes de seus projetos.

 

[nggallery id=103]

Fotos do site www.shigerubanarchitects.com

Marília Veiga atua há mais de 30 anos em design de interiores. Possui trabalhos no Brasil e exterior.  Acompanhe as novidades  da arquitetura e decoração no blog da Marília Veiga.

    Precisa decorar seu imóvel? Fale com a gente!