A cadeira Panton é sem dúvida um ícone do design de interiores. Muita gente diz que foi a cadeira do século XX.  Lançada em 1968 pelo Arquiteto e Designer Dinamarquês Verner Panton, foi um marco no design e na industria moveleira. Foi a primeira peça a ser produzida em um bloco único de polietileno. Seu desenho é único, fluido e divertido. Tem um formato escultural que muitas vezes faz esquecer que é uma cadeira.

Além de confortável, ela é prática pois pode ser empilhada. Originalmente produzida em cortes marcantes com um acabamento brilhante, era destaque onde estivesse.

A empresa de mobiliário dinamarquesa Vitra é a fabricante oficial da cadeira Panton. Seu desenho já caiu em domínio publico, fazendo com que seja produzida de diversas formas e qualidades. Existem até versões infantis da cadeira com proporções menores.

Nos últimos anos novos matérias foram empregados, como o acrílico.

Em 1999 A Vitra fez uma releitura da peça.  Lançou uma nova versão da cadeira Panton produzida em materiais foscos.

Abaixo uma galeria de fotos do site da Vitra.

[nggallery id=91]

Marília Veiga trabalha com decoradoração de interiores há mais de 30 anos. Possui um amplo portfólio de projetos realizados no Brasil e exterior. Siga as tendencias de  arquitetura e decoração blog da Marília Veiga.

 

 

    Precisa decorar seu imóvel? Fale com a gente!