Está pensando em criar um escritório de uma startups? Nós, da Marília Veiga Interiores, trazemos para você dicas e sugestões de como deixar seu negócio ainda mais atraente para você, seus funcionários e seus clientes.  

Dentro das modalidades de empresas, existem as Startups, que vem a ser o nosso foco de hoje.

As Startups são definidas como empresas emergentes ou que estão iniciando seu trajeto no mundo empreendedor e buscando cada vez inovar mais o seu negócio.

As principais características é que são jovens, muitas vezes criam novos mercados, e quando bem estruturadas tem um crescimento rápido.

Então passa a ser um grande desafio começar sua decoração do zero e ao mesmo tempo fazer com que tenha a cara da empresa. Normalmente, esse ramo de negócio está ligado ao setor de inovação e tecnologia, portanto, é importante que o ambiente seja um dos fatores que estimulam a criatividade e a produtividade dos funcionários.

Antes das dicas duas coisas são muito importantes antes de começar. Conhecer a fundo as necessidades e ter um plano.

BRIEFING

Antes de começar é preciso entender o modelo do negócio e esse é um exercício que os sócios precisam fazer. É interessante entender os tipos de ambientes que precisam e as necessidades de cada um, a quantidade de gente que irá trabalhar ou usar, os departamentos, se é preciso ou não de espaços fechados para reunião, alimentação, descompressão, lugar para sentar na recepção, a infraestrutura de equipamentos, segurança e até uma previsão de crescimento.

 

PROJETO

Para tudo há que ter um plano, uma rota, e em design de interiores não é diferente. depois de ter levantado todas as necessidades o próximo passos é fazer um projeto.

O projeto leva em consideração coisas importantes como o tamanho de cada ambiente, a quantidade de posição dos móveis, a iluminação, os revestimentos, as cores, a infraestrutura com tomadas local dos telefones, pontos de rede. Segurança, como os pontos de incêndio e controle de acesso. Com o projeto dá para saber valores e também poder executar o que está sendo planejado. Para o projeto sempre contrate um profissional de interiores.

 

Dicas

Vamos agora as dicas para fazer um escritório de Startup.

 

PROPORÇÃO E CIRCULAÇÃO

Nem sempre se tem muito espaço no começo por isso a proporção do mobiliário é fundamental.  Para uma boa produtividade o funcionário precisa estar confortável, não adianta espreme-lo. Por isso o estudo do layout é tão importante, deve-se ter uma boa circulação entre as mesas e os corredores, para que não dê aquela sensação de aperto e para que o dia a dia seja funcional. As pessoas devem se deslocar de forma confortável.

imagem referencia

 

 

MÓVEIS

Sempre recomendamos o uso de mobiliários específicos para escritório, eles já são desenvolvidos para esse uso,  com infraestrutura de tomadas, telefonia e pontos de rede que ficam escondidos no móvel mas com fácil acesso (fio aparecendo não combina com organização), são resistentes e tem foco na produtividade,  alguns até já vem com elementos como suporte para monitor ajustável, espaço para anotar (como uma lousa) gavetas para pastas específicas entre outros.

Para Startups, o legal é escolher design de móveis mais atuais, arrojados, às vezes com formas diferentes e sempre com toques de cor, falaremos de cor mais para frente.

Exemplos de tomadas estratégicas e móveis arrojados para Startup.

imagem referencia

imagem referencia 

 

MARCENARIAS CUSTOMIZADAS

Esse é um assunto que adoramos, para deixar a empresa com cara única é preciso ter móveis singulares. Com as marcenarias podemos fazer painéis, estantes, bancos etc. exemplo,  Muitas empresas usam armários para os funcionários, pense em fazer algo divertido e sob medida ao invés de comprar aqueles prontos sem graça. É possível criar lousas nas paredes, ou paines para televisores, o painel tem uma utilidade também de deixar espaço para passagens de fios. A Marcenaria é um curinga nessa hora. Um ponto é a recepção! que é a primeira impressão de quem chega, um balcão arrojado, o uso de painéis com o logo são elementos interessantes. Pode combinar as marcenarias com vidro, adesivo e até mesmo mármores.

imagem referencia 

imagem referência 

FORRO

A maioria dos escritórios não se preocupa tanto com o forro ou opta em usar aquele tipo modular bem tradicional. Esse é um elemento que pode ser usado. O que fica muito legal é em algumas áreas eliminar o forro e deixar a infra estrutura aparente, lógico que precisa haver uma preparação, utilizando conduites de ferro próprios para isso. A ideia é dar um ar mais informal e arrojado, além de deixar o teto mais alto, muitas vezes podemos pintar esses canos o que também dá uma diferenciada. Caso não dê para se livrar do forró é possível também jogar algumas cores nas planas ou mesmo adesiva-las para ficar algo mais divertido.

 

ILUMINAÇÃO

Mesmo de dia um escritório sempre se utiliza de luz artificial, é algo fundamental para a produtividade e inclusive para o clima dos funcionários. Um ambiente muito escuro deprime mais.

A iluminação vai estar muito aliada ao forro, ou a ausência dele.  O tipo de luz e o modelo de luminárias e pendentes também fazem a diferença

imagem referencia

PISO

Depois de olhar para cima, vamos para baixo. O piso é outro elemento importante. Em escritório, principalmente os que têm o piso elevado, está se usando muito os vinílicos e o carpete, nas duas opções pode se usar alguma pitadas de cor mais pontual, e se já houver um carpete pode-se utilizar tapetes colorido por cima.  De maneira geral no todo o cinza é uma boa cor para o piso, mas dependendo da paleta escolhida podem haver outras, é preciso somente tomar cuidado para não ficar muito colorido, nós gostamos de um piso neutro e cores pontuais. Uma coisa importante considerar o tráfico de pessoas, e escolher o material que oferece resistência para isso. Se houver a necessidade de algo mais nobre, na recepção ou na diretoria, um piso frio também pode ser utilizado, como mármore ou um porcelanato, nos dois casos fica mais bonito se for paginado com pedras grandes, nada de 40×40.

 

INFRA E TI

A infra-estrutura é fundamental. Hoje dependemos de computadores, de internet, de servidores, de wifi, voip etc, principalmente nas startups.

Por tanto toda infraestrutura tem que andar junto no projeto e com o layout. Ter um espaço para o servidor, muitas vezes precisa ter acesso para manutenção se ser refrigerado e com sistema de incêndio a seco. E por falar em refrigeração ar condicionado é outro ponto importante, apesar que grande parte dos imóveis corporativos já têm ou possuem a infra-pronta. É muito importante envolver os responsáveis pela TI e já prever toda a necessidade. Na obra é bem mais fácil criar o caminho para os fios que depois de terminado.

 

CORES

As cores ajudam a compor o ambientes, então pode ser um fator que dará um grande diferencial para a cara do seu negócio, trazendo uma identidade visual, perceptiva e sensorial . Uma paleta bem escolhida ajuda na produção e criatividade. Cores vibrantes remetem à alegria e torna o ambiente mais leve agradável.

Outro ponto é respeitar as cores da marca e fazer conexão com ela ao longo dos ambientes.

Nós sempre estabelecemos o que chamamos de esquema de cores do projeto, onde estipulamos todas as cores que serão usadas.

Abaixo algumas dicas mais específicas por ambiente e por cor.

Entrada/recepção: É o local mais importante pelo fato de ser a primeira impressão da sua empresa, logo, é preciso que seja harmônico e o mais arejado possível mas nunca perdendo a identidade da sua empresa.

As cores para seu escritório ou área de trabalho:

Antes de escolher as cores para paredes ou móveis, é importante apostar no contraste. Por exemplo: Se você preferir paredes neutras, abuse nas cores vibrantes para os móveis. Mas se você quer paredes chamativas, escolha móveis escuros ou brancos, para tornar o ambiente mais harmônico possível.

 

Verde: o verde é uma ótima opção de paleta de cores, por ser um tom que transmite  inovação, compreensão, harmonia e inspiração. É legal apostar no verde em ambientes quentes por ser uma cor fria. Você também pode decorar com plantas, mas isso é válido para qualquer paleta de cores que você use.

Vermelho: Por ser uma cor altamente intensa e vibrante, o vermelho nos traz a motivação, iniciativa e persistência. Por estimular a atenção e a parte emocional, é importante que você saiba usar muito bem para não acabar gerando inquietação. Mas, apesar disso, é uma ótima alternativa para dar uma identidade forte para seu local de trabalho.

Um bom exemplo de vermelho em contraste com paredes claras e  o complemento com plantas.

imagem referencia

Azul: Por ser a paleta de cores mais fria, é também ideal para ambientes quentes e fechados, remetendo a sensação de frescor e deixando o local mais arejado. O azul é a cor da meditação, logo, traz consigo a tranquilidade e confiança. Estruturar sua startup com esse tom vai te ajudar a sanar as inquietações e tornar o ambiente mais calmo.

imagem referencia 

 

Amarelo: uma cor que estimula a criatividade e chama atenção mesmo em pequenos detalhes. O amarelo é uma escolha perfeita se você deseja ter um espaço alegre e criativo para seus colaboradores. É ideal para ambientes frios e com pouca luminosidade, por ser uma cor quente e vibrante. 

imagem referencia 

Roxo: Uma cor fria. Dependendo do tom pode acabar fechando o ambiente ou transmitindo melancolia se não souber usá-lo.  Porém, é tido como a cor do saber. Sempre associado à níveis altos do intelecto, podendo inspirar sua equipe ao melhor desempenho.

É  bacana abusar do contraste com cores mais claras e abertas, como o amarelo, laranja, Verde, etc.

Branco: O branco é uma ótima cor para a abertura do ambiente, tornando-o sempre dinâmico,  iluminado, limpo e arejado. Sendo uma cor casual, você pode ousar e abusar na decorada colorida ou com um degrade bem marcante. por ser neutro, está sempre na moda, assim como o preto. Cor muito boa para ambientes de transição.

imagem referencia 

imagem referencia

Preto: Por ser uma cor clássica,  você pode tê-la bem presente em móveis, paredes ou decoração da sua startup. Se você deseja um ambiente amplo e aberto, é importante que você não utilize em todos as paredes ou na maioria delas, pois o preto acaba fechando o ambiente. Tomando cuidado com esse detalhe, se você está querendo algo sóbrio e que nunca sairá  de moda, o pretinho básico é sua melhor aposta. Essa cor também proporciona a vantagem de contrastar com todas as outras, permitindo combinações maravilhosas e requintadas. Também pode ser usado em ambiente de transição.

decoração startup preta

imagem referencia 

Bege e tons neutros: ótima cor para passar a impressão de espaço acolhedor.  ótima cor para tornar o local de trabalho mais acolhedor, gerar um espaço multiuso e neutro. Por ser uma cor de fácil contraste, você pode elaborar uma startup muito dinâmica e casual. Também não deixa de ser uma ótima opção para explorar os degrades entre bege e marrom, permitindo acabamento preto ou branco para finalizar o ambiente.

startup bege

imagem referencia

ESTILO DA DECORAÇÃO

Dizemos que a decoração é a cereja do bolo. É o toque final, que vai nos detalhes buscar o resultado desejado, nas startups você quer passar algo inovador e descontraído. As cores dos objetos devem seguir o esquema de cores estipulado.  Na hora de escolher os objetos decorativos. As paredes devem ser aproveitadas, use quadros de arte ou fotografias que remetem ao negócio, a cidade ou ao produto, particularmente gostamos muito de fotos preto e brancas quando o ambiente é muito colorido. Mas também pode usar artes coloridas, que dão descontração e personalidade. Objetos como vasos e livros podem ser usados. Os próprios objetos de trabalho, como porta papel, porta lápis etc podem ter uma conexão com o projeto. Nos espaços de descontração as almofadas são um ótimo recurso.

Espaço de lazer: é só pensar em startup que muitos já pensam nas áreas de lazer e descompressão. Sim a qualidade de vida se tornou algo muito debatido dentro de ambientes corporativos, levando a ser algo decisivo para as pessoas decidirem se querem ou não ingressar  em uma empresa nossas de hoje.

 

imagem referência

Então, para você ter o melhor desempenho e satisfação da sua equipe, é importante que investir em espaços de lazer e bem- estar para os colaboradores.  Por exemplo: mesas de sinucas, ping-pong, redes, puffs e tudo que possa deixar quem está ali o mais confortável possível. Isso deixará sua startup agradável para se trabalhar e descansar.

Nesses espaços a criatividade pode ser usada ao máximo, não precisa ser um ambiente certinho, é legal ter uns puffs, algumas empresas colocam video-games, um tapete ou carpete colorido e as vezes até lugar para descansar.

Muitas vezes esses lugares representam todo esse conceito de jovialidade das startups. É como se fosse uma brinquedoteca de adultos, exatamente para eles se sentirem crianças.

Gostou das dicas? Entre em contato conosco. Desenvolveremos para você projetos que deixam seus negócios ainda mais atraentes. Contamos com uma equipe qualificada e criativa que estará à sua disposição.

Precisa decorar seu imóvel? Fale com a gente!