SEMANA DE DESIGN DE MILÃO – O QUE ROLOU DENTRO E FORA DO SALÃO

A designer de interiores Marília Veiga esteve na cidade para conferir a mostra anual e aproveitou também uma programação paralela que enche os olhos dos amantes de moda, arquitetura e lifestyle.

Todos os anos arquitetos, designers em geral ou simplesmente quem tem interesse em estética se volta para o Salone del Mobile Milano, que acontece sempre no mês de abril, movimentando o segmento com as tendências que ditam o que há de mais criativo na área. O design é uma parte integrante da cultura de Milão e este ano, foi ainda mais marcante, o ano em que a Itália celebra os 500 anos da morte Leonardo da Vinci, ele foi lembrado e homenageado em mostras, exposições e instalações, que foram pontos de referência para visitação.

De longa data!

Faz 17 edições que a Marília acompanha in loco: “Gosto de ver ali e acredito que isso me traz não apenas inspiração, mas também e principalmente informações técnicas que transformam o meu projeto. Afinal, uma obra de alto padrão não está associada apenas às grandes marcas e, sim, ao que oferece em termos de tecnologia, conforto e linguagem”, afirma a designer.

Semana de Design de Milão 2019

Foto Clássica na Entrada do Salão do Móvel!

 

 

Confira abaixo o que ela destaca como pontos altos tanto da mostra quanto da cidade em si:

Veja os Eventos do Fuori Salone

Paola Lenti: em se tratando de uso de cores e inovação, já é um clássico e vale ressaltar também o apuro com as texturas que são um show à parte. O showroom desta mostra era enorme, contava com 1500 m² próximo à Fundação Prada. Quanto aos ambientes, havia um composto por tons de amarelo, verde e rosa e outro que era uma sala toda azul e branca combinada com cimento, madeira e tijolos, além de um labirinto feito com retalhos de tapeçaria. É um móvel muito versátil já que pode ser usado tanto interno quanto externo.

 

O melhor da semana do design de milao por Mariia Veiga

Visitando a Paola Lenti! um show de cores!

 

Abaixo as fotos oficiais!

 

 

Missoni: nesta edição a marca convidou a designer Alessandra Roveda que criou uma atmosfera de sonho através de uma casa mega colorida revestida de crochê que utilizou as estampas icônicas da grife de moda. O trabalho chama-se Home Sweet Home e, de fato, nos sentíamos muito bem acolhidos. Abaixo as fotos oficiais!

 

 

 

Louis Vuitton: a marca francesa é tão arrebatadora em peças e mobiliários de decoração quanto é na moda. É o que podemos catalogar facilmente como desejo. Este ano, traz criadores do naipe dos Irmãos Campana, Marcel Wanders, Tokujin Yoshida, Alberto Biagetti, Laura Baldassari, entre outros que exploram o reverenciado couro da grife, além de outros materiais igualmente nobres. Um dos destaques foram as luminárias causando um efeito incrível.

 

Marilia Veiga o melhor da semana de design de milao

 

 

Abaixo as fotos oficiais!

 

 

Nendo: todos os anos a marca impacta e já é um dos pontos fixos das minhas viagens. Nesta edição, a instalação Shape of Gravity trouxe formas que rementem a gelo ao utilizar material translúcido em mobiliários como mesa, poltrona e lustre. Entretanto, o que de fato impressionou foi a instalação Breeze of light concebida em parceria com a Daikin que conduzia o visitante por um caminho sinuoso por meio de um campo de ‘flores’ feitas de filmes polarizadores em padrões milimetricamente calculados.

 

 

Abaixo um vídeo sobre a instalação da Daikin

 

 

Palazzo Isimbardi: só o local já vale a visita, pois se trata de uma icônica construção renascentista com tudo o que a época produziu em grandiosidade construtiva e estilística. Porém, para além disso, a Cos Store convidou o arquiteto francês Arthur Mamou-Mani que criou uma instalação de aproximadamente 30 m de extensão com tijolos bioplásticos. O material é mais sustentável por ser produzido com resíduos de plásticos que imprimem um visual estético inquestionavelmente belo.

 

Restaurante Potafiori: a By Kamy – marca de tapetes que eu compro há anos – se fez presente nesta edição com peças inspiradoras que tinham o geométrico como padronagem. Para comemorar, ofereceu um jantar em uma restaurante delicioso que de dia é floricultura e, entre as plantas sofisticadas, simples ou selvagens – você se depara com objetos de design lindíssimos. Inspirador tanto para estar quanto para abrir o apetite, uma vez que o menu é atualizado semanalmente de acordo com o que há de mais fresco no mercado sem “pirotecnia gastronômica”. Comida boa e servida com charme.

 

Eventos no Salone del Mobile

 

Salão Internacional do Movel de milao 2019 por Marilia Veiga

Aqui se caminha muito, afinal são 24 pavilhões! Muita novidade nesse ano!

 

 

Flexform: empresa tradicional tanto no salão quanto no segmento, está na terceira geração da família. Da região de Brianza, norte da Itália, teve início no ano de 1900 e apresenta mobiliário com potencial para cair no gosto dos clientes mais exigentes e refinados, valorizando qualquer projeto.

 

Poliform: a grife apresentou uma coleção contemporânea e nada asséptica ou fria. Predominou – e isso foi meio que um tom geral da mostra – os tons quentes e terrosos. Alaranjados, amarelos e ocre foram hit em 2019.

Ornare: utilizo muito a marca em meus projetos e este ano ela estreou no Salone com a coleção West de estética atemporal e limpa, qualidades que os meus clientes via de regra valorizam.

o melhor da semana do design de milao por marilia veiga

O Brasil muito bem representado pela Ornare. Na foto com a querida família Schattan!

 

Abaixo as fotos oficiais

Euroluce: a cada ano a feira alterna em sua programação a mostra de cozinhas e iluminação. 2019 foi o ano da iluminação. Uma tendência muito marcante foi o uso da iluminação no mobiliário, principalmente nas estantes. Outra tendência foi o design das luminárias e o uso de luz flexível em led.

Entre os destaques estavam a Artemide que inovou com uma espécie de mangueira toda iluminada. Além disso esse ano marcou a volta ao Salão da Marca B&B, que a muito tempo só expunha em sua loja na via Durini, o bacana desse retorno foi que eles fizeram o estande junto com a famosa marca de iluminação Flos, ficou demais!

Abaixo o Estande da B&B Itália com a Flos

Entrada do estande com um enorme painel interativo ao toque! Incrível!

 

Agora Algumas fotos da Artemide

 Abaixo um mapa com todos os endereços!

 

Se você gostou desse post compartilhe com seus amigos!

Fotos: Oficiais de cada Marca, Marília Veiga

Texto: Lucas Franco

Marília Veiga atua  há mais de 30 anos como designer de interiores. Possui um estilo de trabalho contemporâneo. Acompanhe o que acontece no mundo da decoração e arquitetura no blog da Marília Veiga.

 

Precisa decorar seu imóvel? Fale com a gente!