Tom Dixon se transformou em um Designer literalmente por acidente, por conta de um acidente de moto.

Mas afinal quem é Tom Dixon?

Nascido em Sfax na Tunisia em 1959, filho de mãe Francesa/Lituâna, e Pai Inglês. Dixon se mudou para a Inglaterra quando tinha 4 anos, e passou os anos entre escola e estudos em Londres.

Tom-dixon-Main-Image

Tom Dixon frequentou a Chelsea Art School por um breve período de 6 meses, pois um acidente de moto interrompeu seu percurso. Depois de abandonar a escola de artes, Dixon resolveu se aventurar em outras formas de expressão. Em 1981 que ele decidiu tocar baixo em uma banda e também a aprender sozinho como soldar objetos. Foram 2 anos como musico até que outro acidente de moto novamente interrompeu seus planos.

Mas foram as suas novas habilidades em soldagem que fizeram com que Dixon explorasse o potencial decorativo e estrutural de matérias reciclados e sucata industrial. Foi um período no qual Dixon colocou realmente a mão na massa trabalhando no seu próprio workshop. Cada novo objeto criado ia evoluindo naturalmente sem a necessidade de desenhos técnicos ou croquis. O matérias favoritos de Tom Dixon nesse período eram, grades, bitolas usadas em construção, tubos usados para construir automóveis e panelas.

etch-group-01

“Sem preocupações de fins comerciais (pois tinha meu trabalho noturno) ou treinamento, Fiz coisas só pelo prazer de fazê-las. Foi só quando as pessoas começaram a compra-las que eu percebi que eu tinha chegado em uma certa forma de alquimia … Eu poderia transformar uma pilha de sucata de metal em ouro. ”

Quando a reputacão internacional de Dixon cresceu, ele foi contatado pela renomada empresa de Design Italiano de moveis Cappellini. No final dos anos 80, trabalhando para Cappelini ,criou a famosa cadeira “S”. Lançada em 1989, rapidamente se transformou em um ícone com sua forma escultural e a ausência de uma estrutura tradicional, e hoje se encontra inclusive como peça permanente no Museum of Modern Art de Nova York. Tom Dixon participou de diversos outros projetos com Cappellini, incluindo: chaise long Bird , mesa e cadeira Pylon  e um banqueta.

glass-light-tube_8

TOM DIXON a empresa foi criada por Tom Dixon e David Begg em 2002. Desde a sua criação, a empresa tem desenvolvido a sua própria coleção de iluminação e mobiliário contemporâneo, incluindo a aclamada coleção de luminárias Mirror Ball e, mais recentemente Copper Shade. As peças de Tom Dixon ganharam fama internacional através da sua presença em exposições internacionais de grande importância como por exemplo o Salão internacional de moveis de Milão e o London Design Museum, esse último onde Tom Dixom é nominado atualmente como Design do Ano. Além disso em 2000 , Tom teve a honra de receber um O.B.E ( medalha de condecoração por serviços de design no Buckingham Palace.

mirror ball

Hoje, o portfólio Tom Dixon é composto por mais de 45 produtos de iluminação e mobiliário. Produtos que são vendidos através de uma grande rede de distribuidores em mais de 52 países em todo o mundo. A marca lança novas coleções anualmente nos principais eventos internacionais de design.

Abaixo uma galeria com alguns de seus trabalhos

 

 

Se você gostou deste post deixe um comentário ou compartilhe com seus amigos.

Texto: Juliana Brunetti

Fotos: http://www.tomdixon.net/

    Precisa decorar seu imóvel? Fale com a gente!