Em um projeto de design de interiores, não pode faltar o cuidado com a iluminação. Uma simples variação como mudar o tom ou a direcionamento das lâmpadas pode deixar um ambiente sem graça ou super aconchegante. A iluminação deve ser pensada em três principais aspectos, funcional, decorativo e estético. O aspecto funcional deve considerar qual será a função daquele ambiente e a necessidade de luz para tal. O aspecto decorativo, é importante considerar os pontos a serem iluminados, objetos, moveis, tipo de revestimento, etc que queremos realçar. Já o aspecto estético é relacionado a luminária em si, tamanho, materiais, lâmpada e cores.

Existem diversos tipos de luminárias disponíveis no mercado para serem usadas em um projeto de design de interiores. Por exemplo temos as luminárias técnicas, aquelas embutidas ou sobrepostas, redondas ou quadradas, direcionáveis ou fixas, que são usadas para a iluminação geral do ambiente. Outra opção são as luminárias de parede, arandelas que dão destaque a paredes decorativas, obras de artes ou painéis. Depois temos as luminárias de mesa e de piso, que já são peças mais decorativas, e muito praticas. Por fim temos os pendentes, que normalmente são usados sobre uma mesa importante como a da sala de jantar ou sala de almoço. Mas dentro de todas as categorias citadas acima, estão as luminárias criativas, são aquelas que além de sua função básica se transformam em uma peça de destaque na decoração.

Luminária de Ingo Maurer

Luminária de Ingo Maurer

As luminárias criativas, são exclusivas, as vezem são apenas simples ideias, como uma única lâmpada presa a um fio, mas que dão um toque único a aquele ambiente. Feitas com materiais inusitados, formas diversas, ou mesmo uma composição criativa dos artistas da iluminação, os light designers. Um dos grandes artistas dessa área é Ingo Maurer, que tem o talento de transformar luminárias em obras de arte.

Luminaria de Nao Tamura

Luminaria de Nao Tamura

 

Artemide, Flos e Foscarini, são algumas das marcas de destaque no mundo da iluminação, mas existem no mercado muitas novidades e inovações, seguem algumas fotos de luminárias criativas disponíveis para todos os gostos e bolsos.

 

 

Inspire-se com a nossa seleção de luminárias criativas.

Se você gostou deste post deixe um comentário ou compartilhe com seus amigos.

Fotos:

seleção de luminárias criativas

http://www.domusweb.it/it/products/product.13836.neverending-story.html

 

Texto: Juliana Brunetti

Marília Veiga  atua há mais de 30 anos como designer de interiores. Possui um estilo de trabalho que valoriza o uso dos ambientes. Seus projetos combinam design e o aconchego. Siga o que acontece no mundo da decoração e arquitetura no blog da Marília Veiga.

    Precisa decorar seu imóvel? Fale com a gente!