Localizado no Catar, na baia de águas turquesas de Doha, o Museu de Arte Islâmica(MIA) abriga o restaurante IDAM um oásis no deserto. IDAM é  o nome do novo restaurante do renomado chef Alain Ducasse e do grande designer Philippe Starck. Um ícone à beira da água, onde a arquitetura islâmica tradicional encontra a modernidade do século 21.

Museu de Arte Islâmica MIA

Projetado pelo arquiteto ganhador do famoso premio Prizker  Ieoh Ming Pei, o Museu de Arte Islâmica (MIA) tornou-se rapidamente uma característica emblemática da paisagem de Doha. O prédio principal tem 5 andares e no topo uma grande cúpula com uma torre central. O revestimento em limestone creme,  captura as mudanças de luz e sombra durante o dia. A decoração de interiores acompanha o estilo moderno, com seu destaque no átrio central que conta com duas escadas curvas coroadas por uma luminária pendente,  inspirada na curva das escadas.

Fachada

Em novembro de 2013,  foi inaugurado no último andar do museu o restaurante IDAM, um tesouro do design, onde a cozinha francesa se mescla com o luxo árabe contemporâneo. Esse é o primeiro restaurante do premiado chef Alain Ducasse no Oriente Medio. IDAM em árabe significa generosidade, em sintonia com o cuidado e a atenção que o chef Ducasse tem com seus clientes. “foram necessários 18 meses para descobrir os melhores fornecedores de produtos locais do Catar para finalizar o menu”.

 

Philippe starck é o responsável pelo design de interiores do IDAM, com lugar para 60 pessoas. Starck escolheu como cores principais para a decoração das mesas o preto e branco. Segundo Philippe Starck, são as cores mais adequadas para valorizar os detalhes da comida e a incrível paisagem ao redor da baia de Doha. Outro detalhe fantástico é a enorme cristaleira criada por Starck que abriga uma coleção de grande impacto decorativo com copos e taças antigas e modernas em vidro e cristal feitos a mão.  “nessa aventura tive a felicidade de ter junto comigo como companheiro de viagem o Starck da alta gastronomia, uma vez que sou o Ducasse do Design” brincou Starck.

Seguem algumas fotos do restaurante IDAM:

Se você gostou deste post,  deixe um comentário ou compartilhe com seus amigos.

Texto: Juliana Brunetti

decoradora de interiores Marília Veiga atua  há mais de 30 anos. Possui projetos que aliam o design e o aconchego. Siga o que acontece no mundo da decoração e arquitetura no blog da Marília Veiga.

 

    Precisa decorar seu imóvel? Fale com a gente!