Nem tudo que reluz é ouro. O Efeito Gold na decoração está definitivamente fazendo seu retorno  em grande estilo. Mesmo que não substitua os tão adorados acabamentos cromados e em aço inox, ouro é ouro, e será grande tendência na decoração desde acessórios até obras primas do design.

O Efeito Gold brilhou em vários lugares na feira de Milão 2014, no iSalone e Fuorisalone. Alguns objetos eram realmente de ouro, verdadeiras obras primas, mas alguns outros foram surpreendentes e maravilhosos “fakes”. Como por exemplo no stand “Precious “da Kartell onde o acrílico se transformou em metal precioso, exclusivo e sofisticado. A marca Kartell deu um toque dourado para um dos Best Sellers da empresa, a cadeira “Masters” do grande designer Philippe Starck. A cadeira “Masters” então acaba se tornando de ouro, seu efeito gold cria um toque de glamour e luxo, para uma peça com uma alma industrial, que reinterpreta a história das cadeiras no mundo do design. Outras marcas também levaram seu toque dourado para milão como: Opinion Ciatti,  Galotti&Radice e Casamania.

 

Existem marcas que sempre trabalharam com metais, nobres ou menos nobres, como por exemplo Tom Dixon e De Castelli, mas na Milano Design Week o Efeito Gold na decoração foi visto por toda parte: não apenas objetos, mas mesmo mesas, cadeiras, peças de mobiliário e luminárias que brilharam como joias. As instalações mais interessantes também eram metálicas com inspiração Gold, como a Peugeot Design Lab (via tortona) e Citzen – Light is time (Triennale di Milano).

Abaixo um vídeo do Citzen – Light is Time

O Efeito Gold é uma tendência imposta pelo mercado, e atualmente principalmente solicitada pelo mercado do meio oriente, por razões obvias. Porém o talento italiano pelo design pode fazer maravilhas, e através de uma boa dose de ironia e da combinação com um design moderno esse excesso de ouro deixa de ser rococó ou kitsch.

Seguem algumas fotos:

 

 

Texto: Juliana Brunetti

Fotos: Divulgação

designer de interiores Marília Brunetti de Campos Veiga atua  há mais de 30 anos. Possui  trabalhos realizados no Brasil e exterior. Acompanhe o que acontece no mundo da decoração e arquitetura no blog da Marília Veiga.

    Precisa decorar seu imóvel? Fale com a gente!