Durante séculos, artistas, arquitetos e designers tem usado a madeira de diversas formas, combinando a sua criatividade com o excelente desempenho e resultado obtido a partir do seu uso. Madeira na decoração de interiores é sinônimo de aconchego ,uma ótima solução para aquecer um ambiente.

Com sua grande versatilidade, a madeira permite que seja usada em pisos, forros, portas, janelas, revestimentos de parede, moveis e objetos de decoração.

Painel de Madeira

 

Atualmente, designers de interiores e arquitetos, contam com uma variedade muito vasta para cada situação. A madeira é um material sem restrições, desde que bem utilizada, não há projetos nos quais seu uso não seja indicado. Utiliza-se madeira em praticamente 100% dos ambiente, desde salas e quartos, até mesmo em cozinhas e banheiros.

 

Escada em Madeira

O mais importante no uso da madeira é saber qual tipo é mais adequado para cada projeto. Existem madeiras que podem ser utilizadas em áreas externas, como por exemplo, decks de Ipê. Já algumas madeiras não suportam umidade e, por isso, não são adequadas ao uso externo. Também existem aquelas consideradas muito ‘moles’, não indicadas para revestimentos de pisos.

Piso de Madeira

 

Na marcenaria decorativa o uso de painéis de madeira como revestimento de parede são uma solução pratica e sofisticada. Nascendo muitas vezes de ideias como esconder uma porta ou embutir uma prateleira acabam tornando-se o protagonista daquele ambiente. Outra forma de usar a madeira são nos projetos de moveis de marcenaria, os painéis de madeira se transformaram em uma ótima alternativa para esconder tomadas, passar cabos e ajustar alguns defeitos das paredes de ambientes como: home theather, suíte master e home offices, trazendo resultados surpreendentes. Além de móveis e revestimentos, o uso da madeira pode ser visto em objetos de uso cotidiano. São acessórios que dão requinte ao ambiente e ajudam na composição de uma decoração aconchegante.

Home Theater em madeira

 

Com sua natural neutralidade, a madeira se adapta muito bem a qualquer estilo de ambiente, nenhum outro material traduz tão bem a sensação de conforto e é tão acolhedor. Como a maioria dos revestimentos, ela exige apenas uma manutenção eventual, seja com cera ou verniz. Não existe uma regra que defina quais são os tipos de madeira mais usuais em arquitetura e decoração, tudo depende do projeto, de forma geral, e da proposta do espaço.

 

Porta em Madeira

É muito importante ser sustentável usando a madeira na decoração, para isso é essencial optar pela madeira de reflorestamento certificada, procedente de uma extração baseada em questões socioambientais sem a exploração de mão de obra e desmatamento, evitando o aquecimento global, dentre outros. O órgão responsável pela certificação é o FSC – Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal).

Com sua simplicidade e ao mesmo tempo sua grande beleza natural, a madeira é capaz de trazer uma infinidade de resultados nos projetos que está presente.

 

Seguem algumas fotos de tipos de madeiras

Fotos da galeria paupau

Texto: Juliana Brunetti

Se você gostou deste post deixe um comentário ou compartilhe com seus amigos

 

Link FSC: https://us.fsc.org/

 

designer de interiores Marília Veiga atua  há mais de 30 anos. Possui  trabalhos realizados no Brasil e exterior. Acompanhe o que acontece no mundo da decoração e arquitetura no blog da Marília Veiga.

    Precisa decorar seu imóvel? Fale com a gente!