Design Italiano

Alessi é a marca de utensílio de cozinha que tem criado alguns dos objetos mais definitivos e reconhecíveis do nosso dia a dia na história do design italiano.

A empresa Alessi foi fundada em 1921 por Giovanni Alessi e começou com a produção de uma grande gama de produtos para a mesa, talheres em níquel, cromo e latão banhado a prata. A intenção da empresa era produzir itens artesanais com o auxílio de máquinas.

Design Italiano

Juicy Salif

Design, no sentido atual do termo começou quando Carlo Alessi (nascido em 1916), filho de Giovanni, foi nomeado designer chefe. Carlo era um designer industrial e, em 1945 quando alcançou o cargo de chefe executivo ele projetou a cafeteira Bombé, ainda em produção.

Ettore Alessi, irmão de Carlo introduziu a colaboração com designers externos em 1955, mas foi em 1970, quando Alberto Alessi atual CEO da empresa, foi responsável pela terceira transformação da sociedade. Alessi entrou a fazer parte da Italian Design Factories, foi nesta década, sob a liderança de Alberto Alessi que a empresa teve a colaboração de mestres do design como Achille Castiglioni, Richard Sapper, Alessandro Mendini e Ettore Sottsass, que são hoje designers ícones dos anos setenta.

cafeteira_Richard Sapper CAFFETTIERA ESPRESSO

Nos anos 80 a Italian Design Factories teve que competir com produção em massa, e foi quando Alessi começa a trabalhar com novos designer, entre eles Philippe Starck, resultando em um dos produtos mais vendidos na história da marca, o espremedor que levou o nome de Juicy Salif.

Desde então Alessi tem permanecido na vanguarda do design e da inovação, e continua a trabalhar com os mais importantes designers da atualidade tais como Jean Nouvel, Zaha Hadid e Toyo Ito. Alberto acredita que os conceitos de design vêm da fronteira entre fracasso e sucesso. “Na Alessi, nós trabalhamos tão perto quanto pudermos dessa fronteira e aceitamos os riscos de cair na outra parte”… Quando tivermos sucesso, daremos luz a um novo produto que surpreenderá as pessoas e que irá tocar seus corações. E porque ele será completamente desconhecido, ele não terá qualquer competição”

porta lapis_Hani Rashid_TRINA

Hoje Alessi não é apenas um fabricante de produtos de cozinha e assessórios para a mesa. A sua gama inclui agora relógios, telefones sem fio e até mesmo carros. Alessi recentemente fez uma parceria com a Fiat para produzir o Alessi Fiat Panda, que dispõe de acesso à Internet e tem uma imagem do logo Alessi em suas rodas!

design italiano

Ele também se tornou mais acessível. A di Alessi, uma das coleções da empresa, contém produtos produzidos em massa principalmente de plástico, que não são caros.

Esta empresa italiana conhecida em todo o mundo continua sua tradição de promover o melhor do design ao mesmo tempo sempre se reinventando.

design italiano

Os produtos Alessi estão em exposição em museus em todo o mundo como o Museum of Modern Art de Nova Iorque, Metropolitan Museum of Art, Victoria and Albert Museum, Centre Pompidou e Stedelijk Museum Amsterdam.

Segue uma seleção de produtos da Alessi, o melhor do design italiano

Se você gostou deste post deixe um comentário ou compartilhe com seus amigos.

Texto: Juliana Brunetti

Fotos: Alessi

Marília Veiga atua  há mais de 30 anos como designer de interiores. Possui um estilo de trabalho contemporâneo. Acompanhe o que acontece no mundo da decoração e arquitetura no blog da Marília Veiga.

    Precisa decorar seu imóvel? Fale com a gente!