Acontece agora em abril, de 8 a 13, o principal evento de design de interiores mundial. O salão internacional do móvel de Milão , ou Feira de Milão, como dizem os brasileiros, é parada obrigatória para que gosta de design e decoração.

O próprio espaço onde se localiza a feira já é algo encantador.  O centro de convenções é enorme, e tem ao todo oito pavilhões. Eles são conectados por uma passagem central de dois andares e um edifício com quatro torres, que funciona como uma especie de administração. A estrutura possui 80 salas de conferência, 20 restaurantes e 20 cafeterias.

 

O complexo recebeu dois prêmios: o ULI Global Award 2006 (do Urban Land Institute, EUA) e o 2007 International Architecture Award (do Chicago Athenaeum: International Architecture and design Museum, EUA).

O projeto ficou por conta do arquiteto italiano Massimiliano Fuksas.

Abaixo algumas fotos do local a onde ocorre a feira. O Destaque fica para as estruturas de vidro que cobrem os acessos deixando a presença de muita luz natural. Só a cobertura já pode ser considerada como algo escultural.

 

 

 

 

 

 

É impossível visitar tudo no mesmo dia. O salão é dividido em algumas áreas principais, separadas no mapa através das cores. Existe os moveis

clássicos, a parde de design, e os modernos. Além disso, existe o salão satélite que apresenta as novidades dos jovens designers.

A feira tem dentro dela duas partes que mudam a cada dois anos. Euroluce e Eurococina. Este anos teremos a Euroluce, que apresenta todas as tendências e novidades na parte de iluminação. Empresas como Flos, Artemis, Lumini, entre outras estão neste pavilião.

 

Para quem vai pela primeira vez não pode deixar de visitar os pavilhões 7,5 e 8, 12. Lá estão expostas as principais marcas como: Flexform, Minotti, Lema, Poliform, Living Divani, Moroso, Zanotta, Kartell, Motelni e CO, Vitra, Driade, Porro, Gervasone,  entre outras.

Abaixo um vídeo sobre o evento deste ano.

 

 

 

Dai você pensa, nossa quanta coisa. Espere mais um pouco pois tem muito mais. A cidade inteira de Milão se transforma nessa semana. Tanto que existe um evento chamado Fuori Salone, ou seja fora do Salão.   Existem locais como a Via Tortona, onde em pequenas vilas vemos vários designs experimentais e conceituais. Existe um site www.fuorisalone.it

Com o mapa de tudo que acontece.

Na Via Durini, por exemplo você pode visitar a loja da Cassina e da B&B que não colocam espaços na feira mas produzem suas lojas para receber os visitantes.

 

Uma semana é pouco para tanta informação.

 

Fotos aéreas: Studio Fuksas

 

designer de interiores Marília Veiga atua  há mais de 30 anos. Atua em projetos residenciais, comerciais e empreendimentos imobiliários. Acompanhe o que acontece no mundo da decoração e arquitetura no blog da Marília Veiga.

 

 

Precisa decorar seu imóvel? Fale com a gente!